Mais uma verdade difícil de engolir. Mas foi pra isso que eu resolvi fazer esse blog: trazer a verdade e nada mais que a verdade. Nem comer de forma saudável e nem comer “pouco” são a chave para o emagrecimento. Ambos podem inclusive fazer com que você engorde.
Eu já pensei e já agi assim por muito tempo. Nunca fui de comer muita besteira, ultraprocessados e tal, e sempre achava que comia muito bem (e comia mesmo), a tal da comida de verdade. Arroz, feijão, batata, abóbora, macarrão, carne magra, frutas, verduras e, com menor frequência, chocolate, sorvete, hambúrguer, pizza e cerveja. E foi assim que eu fiquei bem gorducha.
Ué, por quê? Porque eu comia mais calorias do que gastava. Simples assim. As suas calorias podem vir de Big Macs ou de peito de frango; se elas excederem o seu gasto, você vai acumular gordura (falando apenas de emagrecimento aqui, ok? Não é nada legal comer Big Macs todo dia). Termodinâmica básica. E, sim, é muito mais difícil você exceder calorias se elas vierem de uma alimentação equilibrada, já que alimentos ultraprocessados e hiperpalatáveis possuem mais densidade calórica, ou seja, mais calorias em menos volume. Exemplo: 100g de chocolate tem cerca de 550 calorias. Já 50g de arroz + 50g de feijão (os mesmos 100g) fornecem 100 calorias. Uma baita diferença, certo? Ainda assim, principalmente se você for sedentário, que era o meu caso, comer de forma saudável pode engordar.
Então, qual é a solução? Simples: cálculo. E é pra isso que existem os bons nutricionistas. Eles vão CALCULAR aproximadamente o quanto você gasta de calorias por dia, de acordo com sua idade, gênero, peso, altura, atividades (você faz exercícios? quais? quantas vezes por semana? trabalha com quê? em pé? sentado? etc.). São muitas variáveis. E, a partir daí, se seu objetivo for emagrecimento, ele vai fazer uma dieta com macro e micronutrientes recomendados para você, e o número de calorias para que você fique em um déficit calórico constante – geralmente não muito alto porque senão você não vai aderir à dieta. Uma semana e você fica com uma fome monstra e abandona tudo (diz aí, você já tentou fazer uma dieta só de verdes e frango e não aguentou dois dias e tacou um foda-se, não?).
Outra verdade dura: “Ah, mas eu como tão pouquinho e não emagreço”. “Ah, mas eu faço exercício”. Você não está comendo “pouquinho”, você está comendo pouco volume e calorias demais, ou um número aproximado ao que você gasta, e isso vai fazer com que você mantenha o peso, já que você não está gerando um déficit calórico. E você pode fazer o exercício que for, se não tiver uma dieta adequada, ainda vai acumular gordura. Meus pratos são muito volumosos, eu gasto horrores nos restaurantes a quilo e muita gente olha e diz: “Nossa, Cristine, como você vai emagrecer assim?”. E adivinha? Tô emagrecendo. Por quê? Porque a imensa maioria dos alimentos do meu prato são de baixa densidade calórica, ou seja, legumes, verduras, leguminosas. Cheios de fibra e poucas calorias, o que me dá saciedade, sensação de “buxim chei”, com poucas calorias.
Não se engane, fióte. Balança, fotos, espelho, roupas não mentem jamais. Dica: não tente emagrecer sozinho. Pode rolar? Pode. Mas você vai ter que estudar MUITO. Procure um nutricionista, vai? Faz algo de bom pra você.
Feliz 2026!!!


